Turismo de Natureza

Gerês ou Xurés – uma reserva ecológica de saltar aos olhos, como as cascatas do parque, que fica na fronteira entre Portugal e Espanha

Simplesmente im-per-dí-vel! O Parque Nacional da Peneda-Gerês, também conhecido como Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés, abrange uma reserva ambiental entre dois países: Portugal e Espanha. O Parque foi criado em 1971 como primeira e única área protegida de Portugal e possui quase 70 mil hectares. Gerês também é considerado Reserva Mundial da Biosfera, pela UNESCO.

Dá para ir de carro, trem, bicicleta e ônibus, mas o ideal é alugar um carro e viajar sem pressa. O caminho apresenta muitas serras. O Parque fica a 37 Km de Braga, 90 Km de Porto e 414 Km de Lisboa. Nossa partida foi de Braga, pela estrada Nacional (N103), passando pela cidade de Póvoa de Lanhoso e conhecendo no início do Parque, uma praia fluvial: a Praia do Alqueirão.

A entrada é gratuita, mas você pode alugar um barco, pagar por esportes radicais e até contratar um tour de jipe ou quadriciclo. No Gerês tem outras atrações além do Alqueirão. O Parque possui as praias do Ermal; Vilarinho das Furnas e a praia de Ipanema.

Praia do Alqueirão – Gerês – Portugal

Dentro do parque há várias vilas habitadas e algumas com acesso restrito aos moradores, portanto, vá direto ao ponto de interesse do grupo. Qual cascata visitar; onde há restaurantes e como se deslocar dentro do Parque. Nós optamos por conhecer a Cascata do Arado à pé e subir vários degraus irregulares para ter acesso ao topo do lugar (estrada de chão batido). Não dá para levar criança e nem tomar banho quando ainda é primavera (água geladíssima)! Vídeo:VanessaWMelo.

Cascata do Arado – Parque do Gerês – Portugal

No Gerês também estão outras cascatas: Fecha de Barjas (conhecida como Cascata Tahiti); Cascata da Portela do Homem; 7 Lagoas; Cascata de Pincães, além de outras de menor porte.

Um aviso importante para quem vai visitar o Parque pela primeira vez: leve lanches, água e sacos para recolher o lixo. Não há banheiros públicos no Parque! Bom passeio!

8 thoughts on “Turismo de Natureza”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − cinco =