La città meravilhosa!
Viajamos de La Spezia para Torino de trem regional. A hospedagem na capital do Piemonte foi em um apartamento inscrito no Airbnb, com uma hostess superlegal, que deixou uns mimos no dia da chegada.
A região mereceu cinco dias de muito carinho, com visitas históricas na capital e arredores, como a cidade de Bra, que lançou o movimento mundial Slow Food (alimentos saudáveis por um preço justo).
Em Torino recomendamos a visita a torre da Mole Antonelliana, com seus 167,5m de altura. É o edifício mais alto e o símbolo da cidade. Lá também está o Museu Egípcio, com mais de 3 mil peças e considerado o segundo mais antigo do mundo, só perde para o Museu do Cairo.
Ainda dentro da Mole Antonelliana está o Museu do Cinema, com um acervo grandioso de filmes italianos, com materiais cinematográficos, vestiários de filmes, pôsteres e até o telegrama recebido por Federico Fellini quando foi indicado ao Oscar pelo filme 8 ½, em 1964. DICA: Os hipertensos devem manter os olhos voltados para o alto na subida da torre. É que o elevador não tem paredes e a sensação de vácuo é grande ao ser puxado pelos cabos de aço. No alto da Mole Antonelliana está um mirante com vista para toda a cidade. Imperdível!
Igrejas históricas
Outras atrações recomendadas para visitação em Torino são as igrejas históricas. Reza a lenda que na Chiesa Della Gran Madre di Dio está enterrado o Santo Graal (cálice que Jesus usou na última ceia). E na Chiesa Santa Maria di Piazza está um quadro que retrata a verdadeira Maria, mãe de Jesus (alguns historiadores afirmam que o retrato é autêntico).