São João em Braga

A terceira maior cidade de Portugal atrai uma multidão em 11 dias de festa!

As festas mais populares de Portugal ocorrem em junho: Santo Antônio, São João e São Pedro. Porém, a que mais movimenta a cidade de Braga e que a tornou conhecida por toda a Europa são os festejos de São João. Cerca de 1 milhão e 700 mil visitantes participaram dos festejos no período de 14 a 24 de junho de 2019. A programação contou com cortejos, exposições, concertos, procissão e até um Encontro Internacional de bonecos conhecidos como Gigantones e Cabeçudos – muito semelhante ao cortejo de bonecos gigantes do Carnaval de Olinda, em Pernambuco.

Gigantones e Cabeçudos

O Centro Histórico de Braga recebe a cada ano, uma decoração especial para a festa mais popular de Portugal. Desde o Arco da Porta Nova (construído em 1512 e reformado em 1772) até a praça principal da cidade, onde está situada uma fonte luminosa, em frente a Igreja da Lapa (a Praça da República também é conhecida como Arcada).

Faz parte da programação, o Festival do Cavaquinho, que transforma Braga na capital do instrumento. Crianças participam de uma oficina de cavaquinhos de papel e escolas organizam visitas aos concertos de orquestras de cavaquinhos realizados em locais históricos da cidade.

Festival de Cavaquinhos em Braga

Outro evento tradicional do São João de Braga é a Corrida do Porco Preto organizada em duas partes: a primeira, na véspera de São João, e a segunda, no dia 24 de junho. São dois grupos que se reúnem em cortejos para ver quem tem direito ao porco. A competição termina na ponte de Guimarães, onde um grupo tenta fazer com que o porco atravesse a ponte e o outro grupo tenta empurrar o porco para o rio.

Portfolio da festa www.saojoaobraga.pt

O lado religioso da festa de São João em Braga reúne diversos atos de devoção ao Santo. O auge da programação é a Aclamação das Flores e a Procissão de São João, que praticamente encerram os festejos na cidade, com um show transmitido ao vivo para todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 4 =