Bento Gonçalves participa do Pint of Science um bate-papo descontraído sobre uva e vinho em bares da cidade
Para os turistas que visitam a Serra Gaúcha em tempos de comemoração ao Dia do Vinho, surge uma novidade em Bento Gonçalves – um festival realizado simultaneamente em 24 países, com o objetivo de divulgar de forma informal, o conhecimento científico.
A programação ocorre nos dias 20, 21 e 22 de maio, em bares situados em diferentes bairros da cidade. A Embrapa-Uva e Vinho e o IFRS realizam o evento com a parceria de diversas instituições. A ideia é promover um bate-papo informal sobre alguns temas.
No dia 20, o pesquisador da Embrapa, Henrique Pessoa dos Santos, Doutor em Fisiologia Vegetal, fala sobre “A Vida e o Vinho a partir do Sol”. A conversa fala sobre o aproveitamento da radiação solar no processo da fotossíntese na elaboração de vinhos.
Logo depois, o professor do IFRS, Rodrigo Monteiro, Doutor em Irrigação e Drenagem, fala sobre “A precisão que vem do Céu: Uma nova Viticultura”. O bar da vez é o Boteco Sports, que fica ao lado da Igreja Cristo Rei (também conhecida pela Praça das Rosas). O evento começa às 19h30min.
No dia 21, o tema será “Entre leveduras e formigas: segredos da ciência”, com a professora do IFRS, Aline Nondillo, Doutora em Zoologia. E logo depois, a pesquisadora da Embrapa-Uva e vinho, Bruna Agustini, Doutora em Ciências Farmacêuticas, explica o mundo das leveduras, com o tema: “Pequenas e notáveis: um brinde às leveduras”. O encontro ocorre no Botequim São Bento, que fica próximo ao Grande Hotel Dal’Onder (no bairro Planalto)
No dia 22, o Piont of Science, apresenta no bar Mr Read (também no bairro Planalto), “O Sabor do Vinho Brasileiro”. O tema vai abordar os diferentes “terroirs”, com suas variações de clima, solo e outros elementos importantes na elaboração dos vinhos. Os pesquisadores da Embrapa-Uva e Vinho, Jorge Tonietto (Doutor em Ecologia) e Mauro Zanus (Mestre em Fitotecnia), encerram o evento.