Como planejar sua viagem

Dicas de como realizar a viagem dos seus sonhos!

Passagens aéreas

Há muitos sites que são especializados em comparar preços de passagens, use-os, mas confira no site da própria companhia aérea se há outras opções mais baratas.

Há muita diferença entre alta e baixa estação nos dois hemisférios (Norte e Sul), se for possível, escolha datas diferentes da maioria, tipo: agosto é o mês de férias dos europeus – evite qualquer lugar da Europa nesta época do ano. O mês para encontrar promoções para a Europa são de maio a junho (quente) ou de setembro a novembro (frio).

Algumas companhias aéreas oferecem um serviço chamado Stopover (o passageiro escolhe fazer uma escala ou conexão com duração maior que 24h antes do seu destino final, sem pagar nada por isso). Tipo: vá para Paris de TAP e fique dois dias em Lisboa; ou vá para Berlim de Alitalia e fique dois dias em Roma (a hospedagem e estadia fica por conta do viajante, só não paga o trecho da passagem).

Passagens de trem

Com a facilidade de comprar passagens pela internet, o viajante pode pesquisar antes e comprar com antecedência (e com descontos) os bilhetes para os trechos que pretende viajar de trem. Basta perguntar ao Google, os sites das empresas no país que você vai visitar. E se não falar o idioma local, basta traduzir pelo próprio Google.

Cuidado com a compra pela www.raileurope.com.br, a representação fica em Buenos Aires e não se responsabiliza se os correios não entregarem os bilhetes a tempo para a viagem, ou se o documento for extraviado. Eu, por experiência própria, não recomendo o serviço.

Transporte local

Saindo da América do Sul e da América Central, o mais comum é usar o trem ou o metrô nos deslocamentos urbanos. Em qualquer lugar do mundo sai mais barato comprar bilhetes semanais, do que o unitário.

Seguro viagem

Veja a dica da minha amiga Josi, com 15 anos de experiência em Agência de Viagens:  

Saúde (remédios)

Caso você tome remédios de uso contínuo, o melhor é levar a quantidade certa para além dos dias que você estiver em viagem. Levar na bagagem de mão.

Dinheiro Vivo

Faça uma previsão de quanto vai gastar por dia, com hospedagem, comida, transporte e passeios. Dá trabalho, mas vale a pena, porque cada um tem o seu próprio estilo de vida. Tem pessoas que gostam de comer em restaurante, outras em lanchonetes, outras são veganas e assim por diante. O estilo de vida e a conta bancária é por conta de cada um, mas não pague as contas com cartão de crédito, o susto quando voltar pode ser grande!

Dica: compre dólares ou euros aos poucos, evite os picos de alta na cotação da moeda.

Cartão de Crédito/Débito

É de lei! – Como diria um amigo que mora em New York City! Até para passar pelo serviço de imigração, você precisa ter um de bandeira internacional. Só use o necessário, mas verifique o limite mínimo no cartão para entrar no país que você pretende visitar.  

Dica: Você vai precisar de cartão de crédito para fazer check-in em hotéis, alugar carros, comprar bilhetes de trem na Europa e até comprar passeios.

Hospedagem

A melhor dica é pesquisar nos sites de reservas online, como www.trivago.com.br (compara preços), www.hotelurbano.com/hoteis , www.expedia.com.br/hoteis , www.edestinos.com.br/hoteis , e outros.

Para quem quer alugar por temporada: www.airbnb.com.br (filtrar de acordo com seu interesse (apartamento, quarto, há opções para todos os gostos e bolso).

Dica para quem busca emprego temporário em troca da hospedagem: www.worldpackers.com/pt-BR/topics/intercambio-de-trabalho

Dica para quem quer se hospedar de graça em casas de pessoas que não cobram nada por isso: www.couchsurfing.com .

Passeios

Pesquisar na internet dá trabalho, mas não tem jeito! Cada um tem suas preferências, teatro, museu, city tour, passeios bate-volta (cidades próximas), etc.

Alimentação

A dica é buscar informações com moradores locais, pessoas que trabalham em hotéis, guias especializados e redes sociais. Depende muito de cada gosto e bolso.

Dica: Faça uma previsão de quanto pretende gastar por dia em cada lugar a ser visitado. Se extrapolar em um dia, compense no outro e assim você não vai sentir culpa por sair do orçamento!

Gorjetas

Quem pode ficar hospedado em hotéis deve reservar uns trocos para as camareiras. Geralmente, elas deixam o nome nas cômodas dos quartos. Nos EUA é obrigatório pagar 10 por cento além do valor da corrida nos táxis e o mesmo percentual nas contas de restaurantes.

Outras despesas

Reserve ou esconda em uma roupa suja uma grana para eventuais despesas imprevistas (um táxi, remédios, roupa extra, etc…)

Sugestões na página de comentário!

Boa Viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − oito =