De Roma ao Piemonte

Viajar com amigos é tudo de bom!

No começo era para ser apenas mais uma viagem a trabalho. Com o passar do tempo, os amigos foram se aproximando e quando demos por conta já éramos sete pessoas interessadas na viagem para o velho continente.

Juntando as possibilidades de um e de outro, conversando em reuniões preparadas na casa de um e de outro, foi-se acertando os detalhes desta maravilhosa viagem.

Primeiro foi preciso conhecer os desejos de cada um do grupo. Éramos cinco adultos na faixa dos 50 anos de idade e dois jovens na faixa dos 25 anos de idade. Os interesses convergiam para um lugar com praia, outro em região de vinhedos (Turim), a Cidade Eterna (Roma), a capital do Südtirol (Bolzano) e o final da viagem seria Lisboa, com viagem direta para Porto Alegre.

O próximo passo foi discutir a questão financeira da viagem. Todos compramos passagens aéreas com o uso de milhas de empresas aéreas, pois tínhamos tempo até a data da viagem. Escolhemos o mesmo voo, no mesmo dia e na mesma companhia aérea. Ida e Volta, do Brasil para a Itália e vice-versa.

Após a compra das passagens foi a vez de discutir a hospedagem.

Diante de tantas possibilidades, ouvindo dicas de quem usou Airbnb, Booking, aluguel por temporada e etc…, fizemos uma mistura de todas as ofertas. Para cada cidade optamos pela hospedagem mais vantajosa, em termos de proximidade com os passeios que pretendíamos fazer e o custo financeiro.

Depois das reservas confirmadas, mais da metade dos locais de hospedagem havia sido paga e aquelas que ficaram para pagar no destino, cada um seria responsável pelo seu pagamento.

Para o deslocamento entre cidades optamos pela viagem de trem. Para deslocamentos em visita a parques ou passeios aos vinhedos, optamos pelo aluguel de um carro de sete lugares.

O pulo do gato em viagens com amigos é “deixar que cada um escolha o que quer fazer”, conciliando os interesses para que ao menos no almoço ou no jantar, a turma se encontre para trocar ideias sobre a viagem. Às vezes, pode ocorrer de um ficar indisposto, e nesse caso, a solidariedade fala mais alto. Outro parceiro vai ter que ficar junto para ajudar.

Siga nossas aventuras em outros post’s.

De Porto Alegre a Milano

Roma – Cidade eterna

Cinqüe Terre

Torino – La città meraviglosa

Dos vinhedos ao Slow Food no Piemonte

Um paraíso chamado Bolzano

Munique – Bate e volta

Lisboa – Terra de Luís de Camões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =