Cinqüe Terre

Um lugar mágico na Ligúria

O Parque Nacional de Cinqüe Terre, fica localizado defronte ao Mar da Ligúria, com vilas de casinhas coloridas construídas nos penhascos voltadas para o Mediterrâneo.  

Fomos de trem de Roma até La Spezia, que é a cidade mais próxima do Parque Nacional de Cinqüe Terre, seguindo as dicas do Ricardo Freire: www.viajenaviagem.com/2012/04/cinque-terre .

DICA: Ficamos hospedados no Hotel Mary e fomos muito bem recebidos pela proprietária, que é muito gentil, especialmente no café da manhã, com bolos e geleias caseiras. O hotel fica em frente a estação de trem, mas para ter acesso é preciso pegar um elevador (na calçada em frente à estação) e descer ao subsolo, que vai parar bem em frente à entrada do hotel.

Ficamos dois dias em Cinqüe Terre, com um dia dedicado ao sol, praia e mar. Optamos por Monterosso, que possui a maiorzinha das praias de areia das Cinqüe Terre. As outras simplesmente não são praias, apenas cascalhos de pedras que machucam os pés. Para ir de La Spezia até Monterosso pegamos o trem regional, que corta as montanhas e pouco deixa ver o mar da Ligúria. São 15 minutos de viagem.

Para conhecer as outras Terre, compramos um ticket de um dia para a viagem de barco entre Monterosso, Vernazza, Manarola, Riomaggiore e Portovenere. São vários barcos que realizam as viagens entre as Terre, com sete horários por dia. Os visitantes que compram o ticket podem descer e subir nos barcos durante todo o dia.

FURADA: Levar havaianas para andar nas praias de Cinqüe Terre. São literalmente pedras no caminho.

DICA: Use roupas e sapatos confortáveis, pois a entrada das cidadezinhas é muito íngreme e de degraus altos. Evite viajar nos meses de julho e agosto, quando é férias para os europeus e o Parque vive lotado de turistas.

Um dos passeios mais recomendados é a travessia da Via dell’Amore, que fica entre Manarola a Riomaggiore, mas nem sempre a estrada está aberta aos visitantes. Na época das chuvas, de março a junho, o caminho pode ficar interditado para não por em risco a vida dos turistas. A Via dell’Amore está fechada ao público desde 2011, por conta de desmoronamentos provocados por chuvas.

A Via dell’Amore fica entre Manarola a Riomaggiore

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 9 =